O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid é uma iniciativa para incentivar a formação de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC, em nível superior, para o contexto da educação básica, buscando atender as demandas regionais das redes de ensino nas quais os Campi estão localizados.
O Programa concede bolsas a alunos de cursos de licenciatura do IFC, participantes de Subprojetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os objetivos do Pibid/IFC são:
- qualificar a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura do IF Catarinense, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, no contexto dos Campi do IF Catarinense;
- inserir os(as) licenciandos(as) no cotidiano de escolas da rede pública de educação, localizadas no contexto dos Campi do IFC, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar as escolas públicas de educação básica, localizadas no contexto dos Campi do IFC, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura do IFC.
- possibilitar a pesquisa como princípio educativo nos núcleos dos subprojetos, desenvolvendo nas escolas públicas de educação básica práticas de investigação empírica, construção de conhecimento, autoria, inovação, criação de métodos e metodologias, interação entre os pares e criatividade no intuito de promover a formação crítica e autônoma dos discentes.
- desenvolver o domínio do conhecimento do conteúdo curricular e das ações pedagógicas que permitem transformar os objetos de estudos em objetos de ensino e aprendizagem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A edição do Pibid/IFC 2018-2020, já encerrada, contemplou um total de noventa e seis (96) bolsas de iniciação à docência, quatro (4) bolsas de Coordenação de Área, doze (12) bolsas de Supervisão e uma (1) bolsa de Coordenação Institucional. Os Subprojetos participantes foram os Cursos de Licenciatura em Matemática, Química e Pedagogia dos Campi Abelardo Luz, Araquari, Camboriú, Concórdia e Sombrio.
Mais informações sobre o Pibid você encontra no site: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.
A Coordenação Institucional do Pibid/IFC (2018-2020) esteve sob a execução do Prof. Dr. Alexandre Vanzuita do IFC Campus Camboriú. Contato: alexandre.vanzuita@ifc.edu.br.
Participaram como Coordenadores de Área do Pibid/IFC, os seguintes professores(as):
- Anelise Grünfeld de Luca – Curso de Licenciatura em Química – IFC Campus Araquari. Contato: anelise.luca@ifc.edu.br.
- Adonis Rogério Fracaro – Curso de Licenciatura em Matemática – IFC Campus Concórdia. Contato: adonis.fracaro@ifc.edu.br.
- Melissa Meier e Elizete Maria Possamai Ribeiro – Curso de Licenciatura em Matemática – IFC Campus Camboriú e Araquari. Contatos: melissa.meier@ifc.edu.br e elizete.ribeiro@ifc.edu.br.
- Jurema de Fatima Knopf e Luciane Szatkoski – Curso de Licenciatura em Pedagogia – IFC Campus Abelardo Luz e Videira. Contatos: jurema.knopf@ifc.edu.br e luciane.szatkoski@ifc.edu.br.
Sobre a produção de conhecimento desenvolvido no âmbito do Pibid/IFC, sugerimos a leitura do relatório do III Fórum de Formação de Professores e I Seminário Institucional Pibid e RP do IFC, realizado em Blumenau/SC no ano de 2019: