Pibid (2022-2024)
O Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (Pibid-IFC), no âmbito do Programa Nacional visa alcançar de modo articulado os objetivos do programa no sentido de proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.
O IFC abrange todas as regiões do Estado de Santa Catarina através de 15 campi, concentrando quatro tipos de cursos de licenciatura na área de Ciências Naturais (Ciências Agrícolas, Matemática, Física e Química) e dois na área das Ciências Humanas (Pedagogia e Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo).
Este projeto institucional é composto por cinco cursos de Licenciatura, sendo eles: Ciências Agrícolas, Química, Física, Matemática e Pedagogia, contemplando cinco cidades do Estado de Santa Catarina (Araquari, Blumenau, Camboriú, Concórdia e Rio do Sul) organizado em dois subprojetos interdisciplinares, com três núcleos de iniciação à docência.
O escopo do Projeto Institucional é interdisciplinar em razão de que várias áreas do conhecimento compõem os subprojetos do Pibid-IFC articulando e integrando saberes e fazeres inerentes à docência. Nessa perspectiva dialógica, abre-se a possibilidade de refletir, compreender, planejar, organizar, realizar, avaliar e elaborar práticas pedagógicas a partir da concepção interdisciplinar entre os bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área, em articulação e integração com os professores formadores (coordenadores), licenciandos do IFC (acadêmicos de Ciências Agrícolas e Química em um subprojeto e Matemática, Física e Pedagogia em outro subprojeto) e professores em exercício nas áreas das Ciências Naturais e nas Ciências Humanas da educação básica.
É importante destacar que os saberes e fazeres desenvolvidos nos subprojetos interdisciplinares permitem que o regime de colaboração estabelecido entre o IFC e as secretarias de educação estaduais e municipais promovam a melhoria do desenvolvimento da Educação Básica. Considera-se relevante essa articulação e aproximação interdisciplinar entre os subprojetos interdisciplinares quando momentos de trocas de experiências entre todos os bolsistas acontecem em encontros síncronos on-line, por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, que possibilita a discussão entre as áreas de conhecimento e entre o PIBID e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), permitindo o desenvolvimento da realização de atividades conjuntas e elaboração de recursos didático-pedagógicos compartilhados pelos bolsistas de iniciação à docência e residentes, bem como entre professores da educação básica e do IFC.
Objetivos do Pibid-IFC
- incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Bolsas
As bolsas são concedidas nas seguintes modalidades e valores:
- Iniciação à docência, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais);
- Coordenador institucional, no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais);
- Coordenador de área, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais); e
- Professor supervisor, no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais).
Nesse caso, o envolvimento dos cursos de licenciatura, no que se refere ao número de beneficiados, são um total de 72 bolsistas de iniciação à docência distribuídos em dois subprojetos interdisciplinares, em três núcleos, assim considerados:
Primeiro Subprojeto Interdisciplinar:
Núcleo 1: 16 bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas de Araquari; 8 bolsistas do curso de Licenciatura em Química de Araquari.
Segundo Subprojeto Interdisciplinar:
Núcleo 2: 8 bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática de Rio do Sul; 8 bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática de Camboriú; 8 bolsistas do curso de Licenciatura em Física de Rio do Sul.
Núcleo 3: 16 bolsistas do curso de Licenciatura em Pedagogia de Blumenau; 8 bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática de Concórdia.
Os supervisores das escolas-campo parceiras são:
- Diego das Neves de Souza
- Anderson Kock
- Erickson Slomp Nogueira
- Danilso Alves de Souza
- Vania Mara Pezzini Fracaro
- Mônica Fernandes
- Mara Cristina Dalmolin
- Yuri Lima Perotto
- Heder Luciano Lyra Rosa
Os Coordenadores de Área dos Subprojetos Interdisciplinares são:
- Prof.ª Rosane Pedron Carneiro – Licenciatura em Matemática – IFC Campus Camboriú – rosane.carneiro@ifc.edu.br
- Prof.ª Neila de Toledo e Toledo – Licenciatura em Matemática – IFC Campus Rio do Sul – neila.toledo@ifc.edu.br
- Prof.ª Adriana Marin – Licenciatura em Física – IFC Campus Rio do Sul – adriana.marin@ifc.edu.br
- Prof.ª Anelise Grunfeld de Luca – Licenciatura em Química – IFC Campus Araquari – anelise.luca@ifc.edu.br
- Prof.ª Viviane Grimm – Licenciatura em Pedagogia – IFC Campus Blumenau – viviane.grimm@ifc.edu.br
- Profa. Sheila Crisley De Assis- Licenciatura em Física – IFC Campus Concórdia – sheila.assis@ifc.edu.br
A Coordenação Institucional do Pibid-IFC está sob a atribuição do Prof. Dr. Alexandre Vanzuita do IFC Campus Camboriú.
Contato: alexandre.vanzuita@ifc.edu.br