Pibid (2024-2026)
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Catarinense (IFC) tem como base legal e normativa o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. O IFC destaca em seu PDI o compromisso com a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, alinhado ao Art. 43 da LDB, que reforça a finalidade da educação superior em atuar em prol da universalização e aprimoramento da educação básica, por meio da formação e capacitação de profissionais, realização de pesquisas pedagógicas e desenvolvimento de atividades de extensão. Adicionalmente, a Lei n.º 11.892/08 (Art. 7º) enfatiza a promoção de cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica com vistas à formação de docentes para a educação básica, especialmente nas áreas de ciências, matemática e educação profissional.
Objetivos do Pibid
I – incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES participantes;
II – enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
III – promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo a colaboração mútua entre IES, redes de ensino e escolas em prol da formação inicial de professores;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências pedagógicas de caráter inovador e interdisciplinar;
V – valorizar as escolas públicas de educação básica como espaço privilegiado dos processos de formação inicial para o magistério, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes;
VI – contribuir para a construção e a valorização da identidade profissional docente dos licenciandos;
VII – induzir a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica, de modo colaborativo, com base no contexto escolar;
VIII – contribuir para o aprimoramento de projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura das IES, a partir das experiências do PIBID; e
IX – propiciar aos estudantes de licenciatura a vivência da cultura escolar e do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
Subprojeto Matemática:
Campus participantes: Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio
Número de bolsistas: 91
Subprojeto Alfabetização:
Campus participantes: Abelardo Luz, Blumenau, Videira
Número de bolsistas: 65
Subprojeto Física:
Campus participantes: Concórdia, Rio do Sul
Número de bolsistas: 20
Subprojeto Química:
Campus participantes: Brusque, Araquari
Número de bolsistas: 48
Subprojeto Ciências Agrárias:
Campus participante: Araquari
Número de bolsistas: 24
A Coordenação Institucional do Pibid-IFC é realizada pela Professora Elisângela Regina Selli Melz do IFC Campus Rio do Sul.
E-mail para contato: pibid@ifc.edu.br