Pibid 2020-2022
O Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (Pibid/IFC), no âmbito do Programa Nacional, visa alcançar de modo articulado os objetivos do Programa no sentido de proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.
É composto por quatro Cursos de Licenciatura sendo estes: Matemática, Física, Química e Pedagogia, organizados em três subprojetos (Alfabetização, Química e Interdisciplinar – Matemática e Física), incluídos nas áreas prioritárias, com três (3) núcleos, que atendem diversas regiões do estado de Santa Catarina, a saber: Abelardo Luz, Araquari, Camboriú, Rio do Sul e Videira.
O Programa concede bolsas a alunos de cursos de licenciatura do IFC, participantes de Subprojetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Mais informações sobre o Pibid você encontra no site: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.
Os objetivos do Pibid/IFC são:
-
- qualificar a formação inicial de discentes nos cursos de licenciatura do IFC, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, no contexto dos Campi do IFC, permitindo o estudo do contexto educacional local, regional e nacional;
- desenvolver ações nos diferentes espaços escolares e em outros espaços formativos além do escolar (salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias, ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos ou virtuais) a partir do diálogo e da articulação dos membros do Pibid-IFC, e destes com a comunidade escolar;
- analisar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos ligados aos subprojetos e também as diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
- planejar leituras e discussões dos referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para o estudo de casos didático-pedagógicos;
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação docente, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura do IFC;
- desenvolver atividades em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia dos bolsistas de iniciação à docência;
- estimular a inovação, a ética profissional, a criatividade, a inventividade e a interação dos bolsistas de iniciação à docência;
- aperfeiçoar as habilidades de leitura, de escrita e de comunicação dos(as) bolsistas de iniciação à docência;
- participar nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola-campo, bem como participar nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;
- possibilitar a vivência da pesquisa como princípio educativo nos núcleos dos subprojetos, desenvolvendo nas escolas públicas de educação básica práticas de investigação empírica, construção de conhecimento, autoria, inovação, interação entre os pares e criatividade no intuito de ampliar a formação critica e autônoma dos discentes;
- orientar a sistematização e registro das atividades realizadas no âmbito dos subprojetos, com previsão de uma produção individual para cada discente;
- possibilitar o desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didático-pedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos;
- desenvolver o domínio do conhecimento do conteúdo curricular e das ações pedagógicas que permitam transformar os objetos de estudos em objetos de ensino-aprendizagem com intencionalidade pedagógica clara de acordo com a BNCC.
A Coordenação Institucional do Pibid/IFC está sob a atribuição do Prof. Dr. Alexandre Vanzuita do IFC Campus Camboriú. Contato: alexandre.vanzuita@ifc.edu.br.
Nota de Repúdio ao atraso no pagamento das bolsas do PIBID e RP