• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Ensino > Programas e Projetos de Ensino > Prodocência

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) foi uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cuja finalidade era o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Criado em 2006, o Prodocência financiou projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.

No âmbito deste Programa, o IFC realizou o Projeto “Tempos e Espaços de Formação Docente e Inovação Pedagógica”, que visou refletir e repensar as concepções e a organização dos cursos de licenciatura do IFC.

A proposta objetivou constituir tempos e espaços de encontros pedagógicos, a fim de promover a formação contínua dos professores formadores e contribuir com a melhoria do processo de formação de professores da educação básica.

Considerando a distância geográfica entre os cursos de licenciatura do IFC, o projeto viabilizou a aproximação e o intercâmbio entre os professores dos cursos participantes do programa, a saber:

  • Licenciatura em Ciências Agrícolas (Campus Araquari);
  • Licenciatura em Química (Campus Araquari);
  • Licenciatura em Pedagogia (Campus Blumenau);
  • Licenciatura em Pedagogia (Campus Camboriú);
  • Licenciatura em Matemática (Campus Camboriú);
  • Licenciatura em Física (Campus Concórdia);
  • Licenciatura em Matemática (Campus Concórdia);
  • Licenciatura em Física (Campus Rio do Sul);
  • Licenciatura em Matemática (Campus Rio do Sul);
  • Licenciatura em Pedagogia (Campus Rio do Sul);
  • Licenciatura em Matemática (Campus Sombrio);
  • Licenciatura em Pedagogia (Campus Videira).

A estratégia de execução do projeto contemplava atividades vinculadas aos três objetivos propostos no edital do Prodocência à época:

Objetivo 1: Reestruturar os projetos pedagógicos dos cursos para atender as demandas da educação básica;

Objetivo 2: Otimização dos Laboratórios de Práticas Pedagógica;

Objetivo 3: Promover a formação contínua e integrada dos professores das licenciaturas, a fim de consolidar a identidade dos cursos.

O produto almejado foi a sistematização e socialização das práticas pedagógicas inovadoras que resultaram na publicação do livro Tempos e Espaços de Formação Docente e Inovação Pedagógica (ISBN 978-85-5644-005-1).

Para obter o livro acesse:

https://editora.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/33/2019/04/TEMPOS-E-ESPA%c3%87OS.pdf

  • Pró-reitoria de Ensino
  • Organização Didática
    • Organização Didática – Versão diagramada
    • Procedimentos Didático-Pedagógicos
  • Cursos
    • Qualificação Profissional
    • Educação de Jovens e Adultos
    • Técnico Integrado
    • Técnico Subsequente
    • Graduação
    • Pós-Graduação Lato Sensu
    • Pós-Graduação Stricto Sensu
    • Matrizes Curriculares e Corpo Docente
  • Certificação Profissional
  • Certificação
  • Programas e Projetos de Ensino
    • Bolsa Formação
    • Projetos de Ensino e de Monitoria
    • Programa Pé-de-Meia Ensino Médio e EJA
    • PET
    • Pibid
    • Programa Institucional de Formação de Professores
    • Residência Pedagógica
  • Calendários Acadêmicos
  • Registro acadêmico
  • Dados e Censos
  • Biblioteca
  • CEaD
  • Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Centro de Línguas
  • Núcleo Bilíngue (NuBi)
  • Núcleo Pedagógico (NuPe)
  • Legislação e Normas

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.