O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) foi uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cuja finalidade era o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Criado em 2006, o Prodocência financiou projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.
No âmbito deste Programa, o IFC realizou o Projeto “Tempos e Espaços de Formação Docente e Inovação Pedagógica”, que visou refletir e repensar as concepções e a organização dos cursos de licenciatura do IFC.
A proposta objetivou constituir tempos e espaços de encontros pedagógicos, a fim de promover a formação contínua dos professores formadores e contribuir com a melhoria do processo de formação de professores da educação básica.
Considerando a distância geográfica entre os cursos de licenciatura do IFC, o projeto viabilizou a aproximação e o intercâmbio entre os professores dos cursos participantes do programa, a saber:
- Licenciatura em Ciências Agrícolas (Campus Araquari);
- Licenciatura em Química (Campus Araquari);
- Licenciatura em Pedagogia (Campus Blumenau);
- Licenciatura em Pedagogia (Campus Camboriú);
- Licenciatura em Matemática (Campus Camboriú);
- Licenciatura em Física (Campus Concórdia);
- Licenciatura em Matemática (Campus Concórdia);
- Licenciatura em Física (Campus Rio do Sul);
- Licenciatura em Matemática (Campus Rio do Sul);
- Licenciatura em Pedagogia (Campus Rio do Sul);
- Licenciatura em Matemática (Campus Sombrio);
- Licenciatura em Pedagogia (Campus Videira).
A estratégia de execução do projeto contemplava atividades vinculadas aos três objetivos propostos no edital do Prodocência à época:
Objetivo 1: Reestruturar os projetos pedagógicos dos cursos para atender as demandas da educação básica;
Objetivo 2: Otimização dos Laboratórios de Práticas Pedagógica;
Objetivo 3: Promover a formação contínua e integrada dos professores das licenciaturas, a fim de consolidar a identidade dos cursos.
O produto almejado foi a sistematização e socialização das práticas pedagógicas inovadoras que resultaram na publicação do livro Tempos e Espaços de Formação Docente e Inovação Pedagógica (ISBN 978-85-5644-005-1).
Para obter o livro acesse:
https://editora.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/33/2019/04/TEMPOS-E-ESPA%c3%87OS.pdf