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Residência Pedagógica

Programa de Residência Pedagógica 2022 – 2024 (finalizado)

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Conforme o Art. 2º da Portaria da Capes nº 82/2022, o PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõe a Política Nacional que têm como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, experiências concretas articuladas com a teoria e a prática, que lhes permitam realizar um ensino de qualidade social referenciada nas escolas de educação básica.

São objetivos do Programa de Residência Pedagógica – (Portaria GAB nº 82, de 26 de abril de 2022)

  1. fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  2. contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  3. estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  4. valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e
  5. induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Forma de Funcionamento

  • As IES são selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.
  • O Programa é desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes organizam seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
  • O regime de colaboração se efetiva por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes, e os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetiva por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação. As escolas habilitadas pelas diferentes redes de ensino participam com escolas-campo;
  • Todos os envolvidos (Coordenador Institucional, Docentes Orientadores, Preceptores e Residentes, bolsistas ou voluntários) são selecionados por meio de editais específicos. 

Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica são concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  • Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$700,00 (setecentos reais);
  • Coordenador Institucional: para o docente da IES, responsável pela execução do projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais);
  • Docente Orientador: para docente da IES responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes de seu núcleo de residência pedagógica, no valor R$2.000,00 (dois mil reais);
  • Preceptor: para professor da escola de educação básica responsável por acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo, no valor R$1.100,00 (um mil e cem reais);

Desde a primeira edição do Programa de Residência Pedagógica, iniciada no ano de 2018 – 2020, o IFC participa desta importante iniciativa na formação de professores. 

Na terceira edição, (2022 – 2024), o IFC foi contemplado com 45 bolsas para os acadêmicos das Licenciaturas divididos em três núcleos que envolveram os Cursos:

  • Pedagogia – Campus Camboriú – 10 Residentes;
  • Matemática – Campus Camboriú – 5 Residentes;
  • Matemática – Campus Concórdia – 5 Residentes;
  • Matemática – Campus Rio do Sul – 10 Residentes;
  • Pedagogia – Campus Blumenau – 15 Residentes.

Além dos acadêmicos Residentes foram contemplados com bolsa, três Docentes Orientadores e nove Professores Preceptores;

Os Docentes Orientadores responsáveis pelo desenvolvimento dos subprojetos nos núcleos eram:

  • Profª. Marilândes Mól Ribeiro de Melo – Pedagogia – Campus Camboriú;
  • Prof. Marcus Vinicius Machado Carneiro – Matemática – Campus Camboriú;
  • Profª. Flaviane Predebon Titon – Matemática – Campus Concórdia;
  • Profª. Morgana Scheller – Matemática – Campus Rio do Sul;
  • Profª. Iris Weiduschat – Pedagogia – Campus – Blumenau.

A Coordenação Institucional do Projeto estava sob a responsabilidade da Profª Idorlene da Silva Hoepers – Campus Camboriú.

Portaria Normativa 1/2023 – Dispõe sobre o reconhecimento do Programa de Residência Pedagógica para fins de aproveitamento e equivalência dos Estágios Supervisionados de Licenciatura.

Anos Anteriores

  • Programa de Residência Pedagógica – 2020 – 2022
  • Programa de Residência Pedagógica – 2018 – 2020
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