• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Ensino > Cursos > Técnico Integrado > Caminhando e Construindo: Diretrizes e Avaliação dos Cursos Técnicos Integrados

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Caminhando e Construindo: Diretrizes e Avaliação dos Cursos Técnicos Integrados

Considerando a realização das Audiências Públicas nos campi do IFC, reunimos nesta página documentos de estudo e a agenda de encontros.

Documentos para subsidiar estudos e discussões

Documentos Orientadores – EMI/IFs
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento Base – Produzido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC, 2007: clique aqui
  • Documento Base para a promoção da formação integral, fortalecimento do ensino médio integrado e implementação do currículo integrado no âmbito das Instituições da Rede EPCT conforme Lei 11.892/2008 – Elaborado pelo FDE/CONIF, Brasília/2016: clique aqui
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em debate – Resultado das audiências públicas promovidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2010: clique aqui
  • Diretrizes Indutoras para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: clique aqui

Estudos e Reflexões no IFC

  • Ensino Médio Integrado no IFC: estudos e reflexões – Sistematização das discussões do Grupo de Trabalho (GT) Ensino Médio Integrado do IFC (2012-2017): clique aqui
  • Diretrizes institucionais para os cursos técnicos e o currículo integrado nos IFs – Palestra proferida no I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC (2017): clique aqui

Legislação

  • Lei 11.892/2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais: clique aqui
  • Resolução nº 6/2012 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: clique aqui
  • Lei 13.415/2017 – “Novo Ensino Médio”: clique aqui

Comissão Institucional Permanente de Implantação e Acompanhamento das Diretrizes dos Cursos Técnicos (CIPATEC)

Portaria nº 396/2018: clique aqui

Audiências Públicas

As Audiências Públicas realizadas em cada Campus do IFC foram estendidas à comunidade para buscar opiniões que auxiliem na construção das diretrizes institucionais para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC.

Contribuições dos campi

  • Contribuições dos participantes das Audiências Públicas, de todos os campi (em arquivo único): clique aqui
  • Contribuições dos participantes das Audiências Públicas, listas de presença e vídeos, por campi: clique aqui
  • Contribuições dos campi: Temas e Proposições – Diretrizes para o EMI (respostas individuais): clique aqui
  • Contribuições dos campi: Temas e Proposições – Diretrizes para o EMI (resumo das respostas): clique aqui

Eventos

  • I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC: contextos, desafios e perspectivas
    • Carta
    • Programação
  • II Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC – Luz, câmera, ação: construindo diretrizes
    • Carta-memória
    • Programação
  • III Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio do IFC
    • Programação
    • Palestra: Desafios e possibilidades de integrar conteúdos/conhecimentos das áreas do saber para a construção do Currículo Integrado: clique aqui e aqui
  • IV Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio do IFC
    • Programação
    • Inscrições
    • Carta-memória
  • V Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio do IFC
    • Programação
    • Carta-memória
    • Parecer
  • VI Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio do IFC
    • Inscrições
    • Programação
    • Carta-memória
  • VII Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio do IFC
    • Inscrições
    • Programação
    • Fotos
    • Carta-memória

Vídeo

Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio – Diálogos e construções: clique aqui

Diretrizes do Médio Integrado do IFC

  • Resolução nº 16/2019 – Diretrizes do Médio Integrado do IFC: clique aqui
    • Anexo: clique aqui
    • Versão diagramada: clique aqui
  • Resolução nº 21/2020 – Diretrizes para a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio do IFC – que altera a Resolução nº 16/2019: clique aqui
  • Resolução nº 01/2024 – que altera a resolução nº 16/2019: clique aqui
  • Pró-reitoria de Ensino
  • Organização Didática
    • Organização Didática – Versão diagramada
    • Procedimentos Didático-Pedagógicos
  • Cursos
    • Qualificação Profissional
    • Educação de Jovens e Adultos
    • Técnico Integrado
    • Técnico Subsequente
    • Graduação
    • Pós-Graduação Lato Sensu
    • Pós-Graduação Stricto Sensu
    • Matrizes Curriculares e Corpo Docente
  • Certificação Profissional
  • Certificação
  • Programas e Projetos de Ensino
    • Bolsa Formação
    • Projetos de Ensino e de Monitoria
    • PET
    • Pibid
    • Programa Institucional de Formação de Professores
    • Residência Pedagógica
  • Calendários Acadêmicos
  • Registro acadêmico
  • Dados e Censos
  • Biblioteca
  • CEaD
  • Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Centro de Línguas
  • Núcleo Bilíngue (NuBi)
  • Núcleo Pedagógico (NuPe)
  • Legislação e Normas

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.